No próximo dia 14 de novembro (quinta-feira), às 10h00, a Embrapa Agroindústria Tropical fará uma nova transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram. Desta vez o assunto é a "Traça das castanhas", tendo como entrevistado o pesquisador Antônio Lindemberg Mesquita, um dos maiores especialistas sobre o assunto. Pra quem não sabe, dentre as pragas que atacam o cajueiro, as da castanha merecem especial atenção, por ser este o produto de maior interesse econômico. Um desses vilões é a traça das castanhas (foto).
Informações de pesquisa apontam que o grau médio de infestação da traça das castanhas no Ceará é de 15% e no Piauí de 11%. Fazendo um cálculo rápido, considerando as previsões de safra de castanha desses dois estados para o corrente ano, isto representa uma perda de quase nove mil toneladas de castanha no Ceará e três mil no Piauí, visto que a castanha furada não possui valor comercial.
Quer saber mais? Clique aqui e assista um vídeo do Canal da Cajucultura sobre a "Traça das castanhas", onde o Dr. Antonio Lindemberg aborda em detalhes este tema.
Comentários