O crescimento dos queijos vegetais

Quais são alguns dos alimentos mais modernos que você experimentará este ano? À medida que 2019 começa a ganhar corpo, muitos produtos inovadores, sabores excitantes e práticas culinárias originais estão chegando nas prateleiras dos supermercados e em nossos pratos, em ritmos diferentes.

Juntamente com o sabor e a qualidade, a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente continuarão sendo valores fundamentais para os consumidores, impactando nossas escolhas alimentares ao longo do ano. Embora diferentes especialistas e empresas tenham opiniões diferentes sobre quais alimentos serão populares, isso é algo com o qual todos concordam.

Em sua nova perspectiva sobre o que atrairá a atenção dos consumidores e influenciará a inovação de novos produtos em 2019, o grupo CCD Helmsman, dos EUA, mais uma vez apresenta as nove tendências de alimentos que serão procurados este ano. “Essas são as tendências alimentares que esperamos serem mais significativas e tradicionais este ano”, diz Kara Nielsen, um estudioso de tendências e vice-presidente da CCD Helmsman. Mapeadas por maturidade, espera-se que estas tendências progridam particularmente nos EUA e na Europa.

O queijo à base de plantas está na lista das nove. Com base na crescente tendência de dietas veganas e vegetarianas, os queijos à base de plantas devem se tornar ainda mais populares em 2019. Feitos de castanhas de caju, eles não vieram para substituir o queijo cheddar ou camembert mais tradicional, mas para oferecer uma gama mais ampla de opções para aqueles que procuram se livrar das carnes e laticínios. “Esta é uma tendência que reflete os valores alimentares relacionados com a fonte dos ingredientes, com sustentabilidade e com um menor impacto ambiental. Saber de onde vieram os ingredientes é o ponto mais importante que impulsiona essa tendência. Estamos vendo uma expansão rápida e contínua das escolhas nessa categoria de queijos vegetais ”, explica Nielsen.

Aos que desejam saber mais sobre este assunto, recomendo assistir nesta quarta-feira, 6, no Canal da Cajucultura, o vídeo "Leite de vaca ou à base de castanha de caju?". 

Comentários