Alternativas de alimentação energética para abelhas sem ferrão

O fornecimento de alimento durante a entressafra é imprescindível para o desenvolvimento e sobrevivência das colônias de abelha sem ferrão e aumentar a produção de mel nesse período. A Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI), por meio do Núcleo de Pesquisas com Abelhas, desenvolveu experimentos visando avaliar a utilização de alimentos energéticos para abelhas sem ferrão que pudessem ser fornecidos em substituição ao xarope de açúcar. A pesquisadora Fábia de Mello Pereira, entrevistada do programa Prosa Rural desta semana, fala sobre o uso dos sucos de caju e manga como alternativa para esta alimentação.
De acordo com Fábia, avaliou-se em colônias de jandaira (Melipona subnitida) e de uruçu (Melipona scutellaris), o suco de caju (Anacardium occidentale) e o suco de manga (Mangifera indica) como alternativa de alimentação em substituição ao xarope. "O desenvolvimento de cria e de alimentos nas colônias foi acompanhado a cada 28 dias. Verificou-se melhor desempenho das colônias alimentadas com xarope, entretanto, os sucos demonstraram ser uma ótima alternativa para alimentação de abelhas sem ferrão", informa.
Segundo ela, Dessa forma, há o benefício econômico e mesmo ecológico, uma vez que essas abelhas são nativas e responsáveis pela polinização de várias espécies vegetais. Ela justifica que por se tratar de alimentos facilmente encontrados no Nordeste (caju e manga), essa tecnologia pode ser aplicada pelo pequeno produtor sem maiores dificuldades.
Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Comentários