Orientações para o plantio do cajueiro nos nove estados da região Nordeste estão disponíveis no Zoneamento de Risco Climático publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (11). O estudo do Ministério da Agricultura indica os municípios aptos ao plantio desta espécie, tipos de solo, condições climáticas e períodos mais apropriados para as lavouras, e as variedades adequadas para cada estado.
A cultura do cajueiro (Anacardium occidentale L.) vem assumindo papel relevante na economia nordestina, em decorrência do aumento da demanda pela castanha. O desenvolvimento dessa planta tropical está bem adaptado às condições do litoral nordestino. As temperaturas favoráveis oscilam de 22ºC e 32ºC. A cultura necessita de luminosidade, precipitação acima de 1.200 mm/ano, com três a quatro meses de estiagem, no máximo, e altitudes inferiores a 600 metros. É uma planta de alta rusticidade, porém não prospera em solos rasos e muito argilosos, desenvolvendo-se bem em terras profundas, férteis e arenoargilosas.
Acesse mais informações sobre o zoneamento do cajueiro no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará, nas Portarias Nº 35 a 43, no link http://bit.ly/i1hglr
Comentários