A iniciativa - parceria entre os ministérios do Meio Ambiente (MMA), Desenvolvimento Agrário, Agricultura e o Sebrae - faz parte do Programa Copa Orgânica, que vai promover o acesso da produção de pequenos empreendedores, quilombolas, povos tradicionais e indígenas ao mercado.
Os empreendimentos foram selecionados por edital, como parte do Projeto Talentos do Brasil Rural, do Sebrae, e enviados ao MMA. O resultado final da seleção está previsto para fevereiro. Dos 125 projetos selecionados, 46 envolvem produções extrativistas e vão compor a cesta das chamadas amenities: produtos de uso pessoal, na maioria miniaturas, como artesanatos, essências e sabonetes, oferecidos aos hóspedes ou comercializados na rede hoteleira.
Os empreendimentos receberão assistência técnica, capacitação e apoio dos Órgãos envolvidos para tornarem-se mais atrativos e competitivos. Os recursos destinados não implicam repasse direto e serão proporcionais ao porte das iniciativas.
Na área de alimentos e bebidas, os empreendimentos pré-selecionados trabalham com produtos como mel, babaçu, castanha de caju, castanha do brasil, baru, pequi, guaraná, pinhão, erva mate, queijos, leite, cachaça, vinhos, variados tipos de geléias, sucos e polpas da biodiversidade brasileira.
Comentários